Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chiropetalum foliosum (Müll.Arg.) Pax & K.Hoffm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-06-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Chiropetalum foliosum tem distribuição endêmica nos Campos de Cima da Serra na Região Sul do Brasil, com uma AOO de 12 km² e conhecida em uma única situação de ameaça. A principal ameaça na região é o declínio da qualidade do hábitat, causado pela introdução de espécies exóticas e pela agricultura.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chiropetalum foliosum (Müll.Arg.) Pax & K.Hoffm.;

Família: Euphorbiaceae

Sinônimos:

  • > Argythamnia foliosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente na obra Das Pflanzenreich 147,6(Heft 57): 91. 1912.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) (Cordeiro et al., 2012). É considerada por Iganci et al. (2011) um endemismo dos Campos de Cima da Serra dos Estados da Região Sul do Brasil.

Ecologia

Planta herbácea, terrícola; ocorre em Formações Campestres (Sobral et al., 2009), nos Campos de Cima da Serra (Iganci et al., 2011) associados aos Domínios Fitogeográfico Mata Atlântica e Campos Sulinos (Sobral et al., 2009; Iganci et al., 2011).

Ameaças

1.1.2.2 Large-scale
Severidade high
Detalhes Uma das principais ameaças aos Campos de Cima a Serra do Sul do Brasil é o reflorestamento de extensas áreas com Pinus spp., que é considerada uma espécie agressiva e contaminante biológica de áreas naturais, especialmente campos (MMA, 2007).

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes Queimadas periódicas e intensas em campos configuram uma ameaça direta a biota dos Campos de Cima da Serra (MMA, 2007).

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes A acelerada substituição de áreas de campos naturais por culturas agrícolas e pastagem com espécies exóticas invasoras configura outra ameaça a flora dos Campos de Cima da Serra do Sul do Brasil (MMA, 2007).

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes Criação intensiva de bovinos e caprinos em algumas áreas de campo natural e sob a cobertura dos fragmentos de florestas com araucárias são ameaças diretas a perpetuação de áreas campestres nativas nos Campos de Cima da Serra (MMA, 2007).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Em Perigo" (EN) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora brasileira (Biodiversitas, 2005).

Referências

- PROBIO/ MMA. Principais Aameaças à Área, Relatório final para a revisão das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, 2007.

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOBRAL, M.; KAMINO, L.H.Y.; OLIVEIRA, C.TSTEHMANN, J.R. ET AL. Euphorbiaceae. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- IGANCI, J.R.V. ET AL. Campos de Cima da Serra: the brasilian subtropical highland show an unexpected level of plant endemism. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 167, p. 167-393, 2011.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

Como citar

CNCFlora. Chiropetalum foliosum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chiropetalum foliosum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/06/2012 - 16:19:13